terça-feira, 9 de novembro de 2010

"O PERFUME DE LIDERAR"

“O PERFUME DE LIDERAR”
E frequente ouvir-se falar ou ler sobre Liderança. Principalmente no futebol, e cada vez mais usual ouvir-se dizer que faltou Liderança, que não tem liderança ou que e muito bom nisto e naquilo mas não e um Líder. Numa altura em que as coisas no mundo actual acontecem de uma forma extraordinariamente vertiginosa, em que as coisas acontecem segundo a segundo e não de décadas a décadas, apetece perguntar: Que líder, Que liderança?
Hoje ser Líder (e portanto ter Liderança) implica …saber acompanhar todas as mudanças. O Líder que unicamente sabia mandar perdeu-se claramente na multidisciplinaridade e na interacção dos tempos modernos. Ser Líder nos tempos modernos e compartilhar e procurar fazer novos lideres e seduzir as pessoas a darem o melhor de si mesmas por um objectivo bem definido. Liderança sendo a mesma palavra não define o mesmo conteúdo agora, como o fazia a trinta anos e o ira fazer daqui por outros trinta.
                Quando falo sobre o Líder, falo de qualquer pessoa, e em qualquer idade, que actue na Vida desta maneira... pode ser uma criança liderando seus amiguinhos na hora de brincar; um adolescente liderando sua "tribo"; uma dona de casa liderando seu lar; um treinador liderando a sua equipa; um gerente liderando seus colaboradores.
O que me incomoda de forma verdadeiramente grosseira, e ver gente que nunca liderou e que muito mais que isso, nunca soube ao mínimo entender uma liderança, gente sem classe diria eu, escrever ou falar sobre isso.
No mundo moderno em que “O Todo e muito mais que a soma das partes” as nossas vidas ficam abusivamente condicionadas e condicionam o universo nuclear do nosso comportamento. Vivemos em Sistemas o tempo todo... começando pelo nosso Sistema Interno (partes e órgãos internos), nosso Sistema Familiar, Profissional, Social, Comunitário, até o Sistema da Natureza, o Sistema Solar, o Universo... quer dizer, fazemos parte directa ou indirectamente de todos eles e eles interferem em nossas Vidas.
Liderar é uma maneira de agir, uma maneira de ser, não é algo somente de fora, somente para outros, para pessoas famosas. É uma parte natural da Vida.
Liderar é aumentar a visão do que é possível e ser capaz de seduzir outros a ajudá-lo a realizar estas possibilidades.
Ser Líder significa desenvolver talentos internos e gerir competências. Tivesse eu, de enumerar as dez qualidades de carácter mais imprescindíveis a um líder, citaria:
1.        Autenticidade,
2.        Idealismo,
3.        Coragem,
4.        Simpatia,
5.        Habilidade,
6.        Sensibilidade,
7.        Tenacidade,
8.        Flexibilidade,
9.        Optimismo,
10.    Comunicabilidade.
Isto porque, segundo creio, nenhum grupo ou empresa, em situação genérica, constituirá ou manterá como líder uma pessoa que:
1.        Não seja suficientemente sincera em seus aptos;
2.        Não seja capaz de se apaixonar por uma causa justa;
3.        Não seja forte e resoluta diante do perigo;
4.        Não possua capacidade natural de se fazer estimada;
5.        Não tenha jeito para solucionar ou minimizar problemas difíceis;
6.        Não disponha de percepção apurada para captar a realidade que se esconde por trás das aparências;
7.        Não persiga intensamente os objectivos que tem em mira;
8.        Não se adapte às circunstâncias do momento;
9.        Não ponha fé naquilo que faz;
10.    Não tenha facilidade para externar suas ideias e compreender as alheias.

Então, para ser um bom Líder, a pessoa precisa primeiro saber liderar bem seu Sistema Interno pois sem Auto-Conhecimento, sem conseguir "dirigir seu próprio carro", como é que alguém pode pensar em dirigir outras pessoas? Antigamente víamos líderes que só sabiam mandar e que perdiam completamente o controle de si mesmos por coisas bem pequenas... hoje estes perdem é a condição de serem líderes!
Depois a pessoa deve conhecer os Sistemas que fazem parte de sua Vida para poder viver de forma coerente. Não tem nada mais desagradável do que alguém que quer ser Líder falar uma coisa e fazer outra bem diferente... ou seja, não ter um comportamento de forma coerente com as suas palavras.
Perder a Credibilidade e uma consequência natural de quem fala uma coisa e faz outra. Outra coisa muito importante nos dias de hoje é a filosofia do "ganha/ganha", ou seja, o bom Líder é aquele que sempre age de forma que todos os envolvidos ganhem... o Líder que "passa por cima das pessoas " caminha rapidamente para o fim!
O Líder deve ser portanto, o primeiro a actuar da forma mais sensível para seduzir a um “casamento” entre Competitividade e a Cooperação. Liderar em futebol nunca poderá ser diferente. Também em futebol as mudanças são constantes e ao segundo. Os planteis mudam, os lideres mudam de clube e os clubes mudam de dirigentes e os resultados quase sempre mudam tudo.
Hoje ser Líder (e portanto ter Liderança) implica …saber acompanhar todas as mudanças. Com isso, o Líder de hoje é muito diferente do de antes, e mais que um técnico terá que saber ser um sábio….e acompanhar todas as mudanças…

»» Bibliografia:
Pesquisas Google
Nazareno

Sem comentários:

Enviar um comentário