quarta-feira, 23 de março de 2011

TREINEI O PRIMEIRO CAMPEAO DO MUNDO A JOGAR EM PORTUGAL


1982. Começou aqui o meu percurso como treinador. Sem querer e sem  o querer iniciei uma carreira que nunca nos meus sonhos quer horizontais ou verticais eu alguma vez tivesse ambicionado. Gostaria de os poder ajudar a andar tanto tempo para trás. Imaginem só que eu e o Toni fomos dos primeiros adjuntos deste País chamado pelos políticos “os de tanga”, a quem eu continuo orgulhosamente a chamar PORTUGAL. Nesses anos era por exemplo assim: 3 treinadores portugueses e 17 estrangeiros. E nesse tempo eu cheguei a ser um dos portugueses e também um “nova vaga” ou como se diz agora um técnico jovem e ambicioso. Aos 31 anos eu estava na primeira divisão. Só que não havia agentes FIFA, nem directores desportivos, nem empresas de coachig, quanto mais power-point , internet ou facebook. Querem mais? Quando eu nasci não havia Cristo-Rei (1959) , não havia televisão (1955) nem ponte 25 de Abril que primeiro foi Ponte Oliveira Salazar. Como eu sempre disse foi muito bom partir durante tantos anos a pedra, para fazer a calçada onde muitos se passeiam agora. E como eu fico feliz ver que o PORTO  ganhou 3 ligas na Europa com “portugas” no comando. E como e bom e agradável ver que pela primeira vez três equipas chegam ao quartos de final de uma competição europeia com mais “ 3 tugas” a fazerem de treinadores. E como e bom ver Jesus campeão no Benfica e Vilas Boas no Porto. Acho que também eles são Portugueses! E o melhor treinador do mundo? Será que também fala português? Mas claro, eu sei que nem tudo são rosas. E basta ver uma campanha eleitoral , de um ENORME CLUBE , que ate na penultima vez que foi campeão foi com um português e ver que todas as lista optaram por estrangeiros alguns dos quais ate já foram políticos e não treinam há cerca de 2 anos. Parabéns Jorge  Jesus pela preferência por treinadores portugueses. Virão agora as “infelizmencias intelectuais” dizer que escrevo assim porque não fiz parte das escolhas. Enganados.Totalmente enganados. Se calhar fiz parte também de vários nomes em cima da mesa como se costuma dizer. Também estou empregado o que não acontece com a maioria dos escolhidos. Escrevo assim talvez por raiva, de tanto valorizar os treinadores portugueses e ver como são maltratados. Escrevo assim baseado numa carreira sempre no nível mais elevado do futebol Português. Escrevo  assim, porque tenho estatuto e experiência para o fazer. E comecei a ganhar essa experiência, quando me iniciei numa equipa que tinha oito internacionais “A”, um jogador que participou em 3 Mundiais “Meszaros” e o primeiro Campeão do Mundo a jogar em Portugal. Andaram anos de mais a enganar o povo. Não foi o Polga. Foi no Farense que jogou o primeiro Campeão do Mundo  (Gil) e eu tive a felicidade de ser seu treinador e também do Jorge Jesus. A foto não engana.

Nota: Tomei conhecimento agora por intermédio de pesquisadores amigos que afinal Gil não foi campeão do Mundo em 1970 no México, mas fez parte sim da Selecção do Brasil de 1978. Poderia mudar o artigo do blog mas vou manter pelo menos por uns dias, para também por uns dias fazer parte da "infelizmencia intetectual" que escrevi no um pouco acima. Errar e humano .Desonesto e não assumir os erros. Errei porque essa foi sempre a informação que ha muitos anos me deram, que sempre a tive e que deveria ter confimado. Com os erros tambem se aprende. Ao Polga e ao Sporting as minhas desculpas.

1 comentário: