quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Pré-Época // Que Início ?

Pré-Época /Que Inicío ?
                                      (treino físico x treino táctico) ?

Colocar qualquer qualidade acima de todas as outras é o mesmo que dasvalorizar conteúdos indispensáveis ao máximo rendimento.

A seguir às peladas do periodo de transicção de uma última época , acontecem as merecidas férias e as festas que ocorrem durante as mesmas e no regresso de novo á actividade é tempo de enfrentar as temíveis pré-épocas.

Chega o momento , cujo objectivo geral e final é preparar e colocar os jogadores em forma para um periodo cada vez mais intenso e longo que se chama periodo competitivo. Certo?

No futebol, temos cada vez mais “um micro período de preparação” antes do período competitivo, que se estende durante quase todo o ano.

Assim sendo , o que deveremos fazer nesse curto espaço de tempo antes das competições?

José Mourinho, escreveu no seu livro "Mourinho: Porquê tantas vitórias?" o seguinte:

"As semanas preparatórias incidem, de forma sistemática, na organização táctica, sempre com o objetivo de estruturar e elevar o desempenho colectivo. As preocupações técnicas, físicas e psicológicas (como a concentração, por exemplo) surgem por arrastamento e como conseqüência da especificidade do nosso modelo de operacionalização".


Muito longe de discordar de José Mourinho , poderá este trecho refletir o pensamento da Periodização Táctica, onde a táctica (como o próprio nome já sugere) será o rumo orientador para a estruturação de todo o processo de treino; sendo assim, as demais componentes do jogo desenvolvem-se, por arrastamento, paralelamente e subjugadas à táctica.

E será que não teremos problemas com isso?

Será que colocar a táctica acima das demais vertentes do jogo não é o mesmo que colocar a técnica ou o fisico sobre as demais?
Colocar qualquer qualidade acima de todas as outras é o mesmo que dasvalorizar conteúdos indispensáveis ao máximo rendimento.

Voltemos para a pré-temporada...

Através das palavras de José Mourinho, podemos observar que desde o início da temporada o objetivo é o desenvolvimento do Modelo de Jogo da equipa.

Aparentemente, não há uma preocupação prioritária com o desenvolvimento das capacidades biomotoras dos atletas.

Devo, então, idealizar meu modelo e desenvolvê-lo desde o primeiro dia de trabalho, correto?

Mas sera isso é viável, hoje ?

Será que tudo o que é feito no aprimoramento físico de nossos atletas deve ser colocado de lado?

Não desisto de pensar que o aperfeiçoamento da preparação física é importante para se jogar um melhor futebol, tal como o aperfeicoamento da pré-temporada. Assim sendo defendo, que as mesmas devem ser subjugadas não à táctica, mas ao jogo.

Deste modo, na minha perpectiva , a preparação física deverá ser desenvolvida (tal como todas as outras disciplinas do treino) de maneira especificamente objectiva, e deverá agir diretamente na performance dos atletas e do jogo.

O inicio de cada temporada ou a chamada pré-temporada deve ser vista como um momento de preparação geral do jogo em que todas as componentes devem ser desenvolvidas conjuntamente de maneira óptima.

Mas e a Periodização Tática?

Colocar a táctica sobre as demais componentes do jogo é como subjugar as demais componentes do jogo à técnica ou ao físico.
As partes objectivas do jogo devem desenvolver-se tendo o jogo como “Doutrina ou Patrono” e não uma ou outra parte específica.



Sem comentários:

Enviar um comentário