Proeza rara: Braga na Luz em Vantagem
BRUNO FILIPE MONTEIROO fenómeno é raro e quase se pode dizer que só acontece de dez em dez anos. A verdade é que, pela segunda vez nas últimas duas dezenas de anos, o Braga vai apresentar-se no Estádio da Luz em vantagem pontual (tem mais dois pontos) em relação ao dono do recinto: o Benfica. Nas restantes 17 - em 1996/97 o jogo aconteceu na primeira jornada - viajou sempre como perseguidor e, por uma ocasião (1999/2000 , até ocupava o último lugar - já as águias comandavam e tinham mais 16 pontos.
A primeira vez que o Braga chegou à Luz em vantagem foi no início deste milénio, quando dava os primeiros sinais de querer afirmar-se como o quarto grande do futebol português. Manuel Cajuda era o treinador da altura e a equipa da Cidade dos Arcebispos liderava isolada a I Liga (denominação que tinha o campeonato em 2000/01), fruto de quatro vitórias e um empate nas primeiras cinco jornadas. O Benfica, que poucas semanas antes havia trocado o alemão Jupp Heynckes pelo então novato José Mourinho, seguia no modesto oitavo lugar, com seis pontos a menos.
O que irá acontecer amanhã ninguém sabe, mas da primeira vez o Braga não tirou grandes benefícios de se ter apresentado na Luz à frente do Benfica. Apesar de o malogrado Fehér ter adiantado os bracarenses, estes permitiram a reviravolta das águias e só viriam a garantir o ponto no derradeiro minuto, por Artur Jorge (actual técnico dos juniores). Curiosamente, foi numa época de grande domínio benfiquista (1954/55) que viriam a alcançar o seu único triunfo (0-1) no recinto encarnado. Domingos tem, por isso, mais uma oportunidade única de fazer história.
1º Melhor posição que o Braga ocupou no campeonato antes de uma deslocação ao Estádio da Luz. Foi na época de 2000/01, com Manuel Cajuda, que, curiosamente, um ano antes tinha visitado o recinto encarnado como lanterna vermelha da competição.
6 Máximo de pontos com que os arsenalistas chegaram em vantagem à Luz nos últimos 20 anos. A proeza está registada na temporada de 2000/01. Na actual edição da Liga a diferença pontual entre as duas equipas é de dois pontos.
20 Foram os pontos a menos com que o Braga de Zé Nuno Azevedo, Artur Jorge, Barroso e Karoglan viajou para a Luz para defrontar o Benfica, em 1995/96, época em que foi introduzido o novo sistema de pontos: a vitória passou a valer três pontos.
55 São os anos passados desde a primeira, e única, vitória obtida pelo Braga no Estádio da Luz em todas as competições do futebol português (Campeonato e Taça). O feito foi conseguido na longínqua temporada de 1954/55, apesar de os benfiquistas, orientados por Otto Glória, se terem sagrado campeões nacionais. Mesmo assim, os arsenalistas triunfaram por 0-1
JORNAL O JOGO DE 03-10-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário