quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

JORGE MENDES favorito a melhor empresario do ano



Jorge Mendes favorito a melhor empresário do ano
Por Nuno Paralvas, no Dubai

Prémio SERÁ atribuído pela primeira vez, hoje, no Dubai e será o reconhecimento de agentes-FIFA e de clubes pelo trabalho desenvolvido no último ano e pelo sucesso na carreira.

Depois de ter sido o Homem do Ano para A BOLA em 2009, durante o qual contribuiu para a transferência mais cara de sempre, com a mudança de Cristiano Ronaldo do Manchester United para o Real Madrid por 96 milhões de euros, deverá receber, hoje, o prémio de melhor empresário do ano, organizado pela Globe Soccer, convenção anual que reúne, nos Emirados Árabes Unidos, os principais operadores do mercado de futebol, agentes-FIFA, clubes, Associações e Ligas. Uma distinção que premeia um ano e uma carreira marcados pelo sucesso. E não só.

Jorge Mendes é o favorito para ganhar um prémio, para o qual foram nomeados, também, Carlo Pallavicino, Karl-Heinz Thielen, Ricardo Schlieper e Rob Jansen. «Foi elaborada uma pequena lista dos agentes que mais se destacaram em 2010. Depois, em colaboração com elementos da Associação dos Agentes-FIFA do Futebol Europeu (EFAA) e da Associação dos Clubes Europeus (ECA), procedeu-se à eleição do melhor do ano», explica a A BOLA, Tommaso Bendoni, da organização.

O empresário de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, só para referir as figuras mais mediáticas que representa, está, pois, na frente da corrida. Desde logo pelo dinheiro que movimentou no Verão, com a transferência de Di María para o Real Madrid no topo da lista. O Benfica garantiu, já, 33 milhões de euros, depois de o internacional argentino ter alcançado alguns dos objectivos que constavam no contrato entre os clubes. Além de assegurados três milhões de prémios, aos cofres da Luz podem chegar ainda mais três, caso Di Maria cumpra os restantes objectivos.

Os números do negócio entre FC Porto e Zenit S. Petersburgo para a transferência de Bruno Alves também impressionaram os votantes. Mas, apesar disso, foi a mudança de Bebé do V. Guimarães para o Manchester United, a troco de nove milhões, que causou mais sensação, afinal o avançado português era desconhecido internacionalmente, talvez mesmo em Portugal.

Num ano em que continuou a deixar satisfeitos clubes e jogadores, destaque, também, para a intervenção de Jorge Mendes, nas negociações que permitiram a José Mourinho deixar o Inter e abraçar um novo desafio no Real Madrid. Nunca um clube pagou tanto a outro (16 milhões) por um treinador.

Leia mais na edição impressa de A BOLA

Sem comentários:

Enviar um comentário