sábado, 24 de setembro de 2011

O MEU OLHAR SOBRE O CLÁSSICO




O MEU OLHAR SOBRE O  CLÁSSICO

O clássico foi bom, emotivo , mas pouco esclarecedor sobre a real valia das equipas. Foi na minha opinião  um clássico jogado e marcado pela ausência de inteligência táctica. Emocionalmente  e tácticamente nenhuma equipa se superiorizou  á outra , acontecendo apenas que em determinados momentos, ambas conseguiram ser inferiores.
Durante mais de 45 minutos o Benfica jogou em inferioridade numérica (no aspecto táctico). Entender e ter leitura táctica é entender e compreender que *princípios e sub-princípios tácticos * não são só ofensivos, mas também defensivos e que jogar tácticamente é criar e ocupar espaços livres (em movimento) mas não só na movimentação ofensiva. Aliás , saber o que fazer quando não se tem a bola (no aspecto posicional) é garantia de um melhor aproveitamento ofensivo. O próprio Jorge Jesus , nas declarações  logo após o jogo, reconheceu que o Benfica só foi melhor nos últimos 20 minutos, opinião também expressa pelo técnico do F.C. do Porto ,quando diz que foram melhores na primeira parte e que depois deixaram de ter controle na posse de bola (54% e 46%) e consequentemente no comando do jogo.
Durante mais de 45 minutos o Benfica no processo defensivo jogou com 9,5 jogadores, facilitando claramente o processo ofensivo do Porto. A cada uma das equipas faltou inteligência táctica , na perfeita leitura do que estava a acontecer minuto a minuto dentro do rectângulo . Ainda que tarde, reagiu mais cedo  a equipa do Benfica , que com as subtituiçoes consegui-o não só anular a superioridade táctica (dada) do Porto como ate superá-la. No banco do Porto escreveu-se demais , quando se deveria ter lido e bastava ter olhado os sinais do jogo, para não perder um jogo que estava perdido pelo adversário . Para o Benfica o resultado final terá sido melhor, porque não queria perder e empatou. O F.C. do Porto que perdeu mais dois pontos (quatro no espaço de uma semana) , saberá melhor que ninguém , que tardou a perceber o que se estava a passar e daí não ter evitado o crescimento do Benfica.
Num jogo praticamente nulo de casos , a capacidade técnica tal como a entrega dos jogadores foi aceitável, sendo no entanto na minha opinião  um clássico marcado pela inexistência  de um aproveitamento dos movimentações tácticas  que foram praticamente nulas. Naquilo que mais se fala , foi o que menos se viu. Com tanta falta de inteligência táctica  só podia dar empate ou derrota , porque vitória NUNCA. 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blogue,está muito bem elaborado e já fiquei como seguidor.
    Parabéns também pelo profissional que é!,desejo-lhe muita sorte para esta nova etapa em Leira,ou melhor,na Marinha Grande.

    Será que posso adicionar o seu blogue ao meu?

    Aguardando a sua resposta e com os melhores cumprimentos,

    César João

    ResponderEliminar
  2. O Leiria só venceu o Braga pois tem um treinador "Cajuda" xD
    Passe pelo meu blog, Manuel.
    http://futebolescus.blogspot.com/

    ResponderEliminar