sábado, 22 de janeiro de 2011

SHARJAH GANHA NA TACA ETISALAT



Sharjah ganha na Taça  Etisalat
NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS


         O Sharjah ganhou no terreno do Al Wasl Dubai, por 1-0, em jogo a contar para o Grupo B da Taça Emirados. O único golo da partida foi apontado pelo avançado brasileiro Marcelinho, que já representou a Naval.
           Com este resultado, terminamos a nossa participação na Taça, ficando no 3.º lugar do grupo B, a 2 pontos do Wasl Dubai e a 4 do Al Shabab, equipas que passam às meias-finais da competição. Este resultado confirma a melhoria que procurava há um mês e meio atrás , onde ao mesmo tempo que  manifestava a minha preocupação por a equipa estar a jogar tão mal, estava também convicto que lutando contra as adversidades e acreditando na minha competência voltaria a colocar o Al Sharjah num nível superior. Com esta Vitoria chegamos ao sétimo jogo sem derrotas (2 empates e 5 vitorias), ao futebol mais apreciado nos Emiratos Arabe Unidos. A equipa voltou de novo ao futebol bonito, com todas as accoes individuais e colectivas a interagirem com perfeição. A equipa controla emocionalmente os princípios e sub-princípios do jogo não de uma forma caótica mas sim de uma forma livre, ordenada e criativa. Porque não joga sozinha, procura aniquilar o adversário quer no espaço territorial, como temporal, aproximando as linhas quer no sentido lateral como em profundidade. Começa a saber chamar o adversário para determinados espaços provocando a criação de espaços novos onde procura surpreender quando em transicoes ofensivas rápidas. Como só existe uma bola, a equipa já a circula com elegância e em função do resultado, tempo e espaço.
         Estou super satisfeito com o trabalho dos meus jogadores, e equipa técnica (adjuntos) , porque me ajudam a poder dizer que mais que um treinador , me sinto feliz por ser um GESTOR DE COMPETÊNCIAS.

VALE A PENA LUTAR.

Rui Vieira leva Burkina à consagração africana





Rui Vieira leva Burkina à consagração africana
VENCEU O RUANDA NA FINAL DA CAN SUB-17
04:57
domingo, 23 janeiro de 2011

Está cumprido o sonho. O Burkina Faso, orientado pelo português Rui Vieira, sagrou-se campeão africano na categoria de Sub-17, depois da vitória por 2-1 sobre o Ruanda, país anfitrião da competição.
A tarefa teve travos míticos. Após dois segundos lugares alcançados em 1999 e 2001, os garanhões subiram ao mais alto pedestal deste escalão, mesmo terminando com menos um jogador.
Leia este artigo na integra na edição impressa de Record deste domingo

NOTA: MUITOS PARABENS RUI. MAIS UM SUCESSO PARA O FUTEBOL PORTUGUES.OBRIGADO.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TIAGO-Um adeus triste à selecção



Um adeus triste à selecção

Com a Decisão de  Tiago ao por fim  na sua participação nos jogos da nossa equipa nacional, vejo muita gente a lamentar tal decisão, tal como se fez com Simão, Deco , Paulo Ferreira e outros. Eu não lamento!
O que eu na verdade lamento e que eles possam ter motivos, que os levem a abandonar abruptamente aquilo que em outros tempos terão sido os seus maiores sonhos. O que lamento também e que ninguém faca nada para impedir ou pelo menos tentar impedir que esses abandonos se concretizem. Em relação ao Tiago eu não lamento...eu agradeço pela sua carreira.

  A carreira internacional de Tiago é uma espécie de título oficioso que uso na minha lapela virtual. O actual jogador do Atlético de Madrid era um jovem franzino, quando o fui buscar à equipa de juniores do SC Braga, porque sempre vi nele um craque ate no aspecto mental. Um jogador inteligente, um jogador a pisar, com elegância, terrenos que outros massacravam, uma espécie de traço contínuo, entre o meio-campo e o ataque. Foi um dos jogadores que, felizmente, ajudei a projectar. Primeiro, na equipa principal do Braga, depois o Benfica e a seguir uma carreira internacional (Chelsea, Juventus, Lyon e Atlético de Madrid) que ainda está longe de acabar.

 
            E por isso é que magoa, esta notícia de que Tiago, aos 29 anos, renuncia à selecção. Porque é um jogador novo, porque mantêm imenso talento, porque refinou as suas qualidades e sobretudo, porque não está na fase descendente da sua carreira. Porém, alguma coisa aconteceu com Tiago, na sua relação com a nossa selecção, para tomar esta decisão dolorosa e inesperada. Sei como pensa Tiago, é uma pessoa reflectida e o modo como justificou a sua decisão, só comprova que o jogador pensou muito antes de decidir.

 
           Não sei o que se passa na selecção, para que tantos jogadores decidam renunciar à representação máxima a um desportista pode aspirar. Não acredito que os jogadores, por mais bem sucedidos que sejam, não pensem, com orgulho e sentimento, na hipótese de jogar pela selecção nacional. Porque é um espaço que consagração e um espaço onde se valorizam. Por isso, não entendo o que se passa na relação entre alguns jogadores internacionais e a selecção de Portugal.

 
            O problema é que todos parecem lamentar o que está a acontecer, com a deserção de alguns dos nossos melhores jogadores, mas ninguém parece verdadeiramente interessado em fazer nada. De que serve lamentar a renúncia dos nossos internacionais, se, depois, não se faz nada para alterar a situação. Esta situação era impensável, há uns anos atrás, pois, a chamada à selecção era suficientemente motivadora para qualquer jogador. Mas agora, parece que não é assim. Até porque o argumento de dar lugar aos mais novos, não colhe, porque não estamos perante jogadores velhos. Será o Tiago, aos 29 anos, um jogador em final de carreira? Não.

 
             Qualquer dia, em vez de procurar candidatos a ocupar a presidência, a Federação Portuguesa de Futebol, deve procurar candidatos para jogar na selecção. Mas será que ninguém parece preocupado com isso, de tão entretidos que andam todos a discutir lugares e estatutos, na casa-mãe do futebol português?

OBRIGADO TIAGO, PELA CARREIRA E PELA INTELIGENCIA.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PARABENS SPORTING CLUBE DE BRAGA






Mensagem:
«Gostaria de felicitar o Sporting Clube de Braga, por mais um aniversário, que ocorre num momento de grande pujança desportiva e indiscutível relevância social. É visível o crescimento do clube, na sua dimensão desportiva, no seu estatuto social e, igualmente, na sua componente física. Um belo estádio, uma grande equipa de futebol e uma saúde financeira que pareciam impossíveis de alcançar, há alguns anos atrás.
Recordo bem os meus tempos de treinador no clube, do meu Braguinha, como carinhosamente lhe chamava e sei, por isso, dar valor ao crescimento que o clube teve. Desenvolveu-se e transformou-se.
É o clube de uma das minhas cidades. Onde mantenho residência fixa e pretendo gozar os anos da minha futura reforma. Tenho, por isso, um sentimento especial pelo SC Braga e peço que não considerem um abuso, revelar que o Braga faz parte de mim, da minha história pessoal no desporto.
Desejo as maiores felicidades ao Braga, aos seus dirigentes, aos seus colaboradores, aos seus atletas e aos seus adeptos. Todos eles estão de parabéns, porque fazem parte de um clube especial, um dos "Grandes" de Portugal.
Obrigado

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A VONTADE DE VENCER


        
         Foram varias as vezes que ao longo da minha carreira me referi assim a jogos particulares ou se quiserem a jogos de preparação: “ninguem trabalha para fazer coisas estupidas”. Portanto,mais um jogo, mais uma vitória. Defrontamos, esta tarde, uma equipa  do forte campeonato da Arábia Saudita, num jogo particular, realizado em Sharjah, e vencemos por 1-0. Este foi o sexto jogo consecutivo sem derrotas, com dois empates e quatro vitorias. Mesmo tratando-se de um jogo amigável, tenho boas razões para voltar a sorrir, porque o Al Sharjah dá sinais constantes de recuperação, projectando a equipa para uma segunda volta mais categórica. Afinal a enorme forca de vontade de LUTAR, de que falava há dois meses atrás, foi mentora fundamental na fraseologia moderna de uma eficiente metodologia do treino.
         Com a recuperação de alguns dos melhores jogadores e o lançamento de jovens dos escalões de formação,  temos conseguido reabilitar a imagem do plantel e do clube.Um dos jogadores que recuperou de um afastamento, por lesão, durante quatro meses, é o brasileiro Robinho, uma das mais importantes contratações do Al Sharjah, no início da época. Também  conseguimos quebrar uma tendência dos últimos anos do clube, a do envelhecimento do plantel, encorajando o AL SHARJAH a apostar em jovens talentos. Esta época,  já lancei na primeira equipa, um jovem talento de 16 anos, dois emergentes jogadores de 17 anos e vários de 18 anos, o que confirma o rejuvenescimento da equipa e do clube. Em quinze meses de trabalho a media de idades da equipa passou dos trinta anos para vinte e três. Falar em métodos, competências, experiências e lideranças não me parece importante. Importante e sim para mim, a satisfação pessoal de ter recuperado mais um clube. Isto sim, e para mim um “Titulo”, igual aos ganhos em Braga, Marítimo, Zamalek e Guimarães. E A LUTA CONTINUA.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ATE SEMPRE SR. GARCIA-OBRIGADO!

       Tive o privilegio de em vida conhecer este adorável , simpático e simples funcionário do Vitoria de Guimarães. Autor da bibliografia mais completa e que melhor descreve o caminho árduo para que este clube tenha chegado ao patamar maior do futebol português. 
       Senhor Garcia, o sr. deixa a todos os vitorianos uma enorme marca de saudade e a certeza e não a "ideia" de que a sua vida se confunde com a HISTORIA do VITORIA DE GUIMARÃES.
Ao Clube, seus associados e adeptos mas em particular para a sua família apresento as minhas condolências com a noção que perdi um admirador e um amigo que adorei conhecer.
        QUE MESMO PARA ALEM DA MORTE , DEUS O ABENÇOE.

domingo, 16 de janeiro de 2011

OBRIGADO ROLAO PRETO

15.01.2011 - Rolão Preto elogia Cajuda

Artigo publicado no site da Desportimedia , responsável pela Assessoria de Comunicação e Imagem de Manuel Cajuda:

Apesar das dificuldades, o Al Sharjah continua a vencê-las, inspirado pela competência de um dos mais conceituados treinadores portugueses. No campeonato, o Al Sharjah está a meio da tabela e prepara-se para a segunda metade da época, com o objectivo de subir uns lugares na classificação. O trabalho de Manuel Cajuda é reconhecido, nos Emiratos Árabes Unidos, mesmo pelos adversários. Quem conhece bem a realidade do campeonato nos EUA é outro treinador português, Rolão Preto, adjunto de Lazlo Boloni, que no início da época, treinaram o Al Wahda, actual campeão em título da liga dos Emiratos Árabes Unidos.

Nessa altura, quando Rolão Preto chegou a Abu Dhabi, a sua curiosidade levou-o a questionar vários jogadores do seu plantel, sobre outro treinador português: «Tive essa curiosidade, porque conheço bem Manuel Cajuda, é um treinador conceituado no nosso país e tinha a curiosidade de perceber de que forma estava a desenvolver o seu trabalho. E fiquei esclarecido, porque todos eles reconheceram que o Manuel Cajuda estava, de facto, a realizar um trabalho notável, de reconstrução do plantel e ajudando o clube a modernizar-se. Os nossos jogadores do Al Wahda reconheciam que o Al Sharjah jogava com muita qualidade, que isso estava a causar impacto, porque, nos últimos anos, todos se tinham habituado a olhar para o Sharjah como uma equipa que lutava para não descer. E, de repente, o Al Sharjah batia-se com as melhores equipas do campeonato. Não há coincidências, no futebol, era a marca de Manuel Cajuda no clube e no futebol dos Emiratos Árabes Unidos. Apercebi-me, igualmente, que mesmo os nossos jogadores falavam com admiração pelo trabalho desenvolvido por um treinador português, o que me deixou, por um lado, satisfeito, como português, mas apreensivo, como seu adversário no campeonato», declarou Rolão Preto.

A verdade é que os dois treinadores portugueses não se chegaram a defrontar, porque Lazlo Boloni deixou o campeão dos Emiratos, após duas jornadas realizadas, mas Rolão Preto ainda confirmou a qualidade de jogo do Al Sharjah: «Recordo que ainda vi o jogo entre a equipa de Manuel Cajuda contra o Al Ain, uma das boas equipas do campeonato e confirmei a boa qualidade de jogo do Al Sharjah, que venceu, jogando bem e tendo até um jogador expulso. O Al Sharjah é um clube que tem muitas dificuldades, algumas delas inimagináveis, não é um dos melhores clubes dos Emiratos, tem sempre grande instabilidade e até aí, o trabalho de Manuel Cajuda é relevante, porque estamos a falar de um clube que não aguentava um treinador mais do que uns meses. O Toni esteve neste clube e passou por dificuldades, há pouco tempo estive a falar com um treinador holandês que treinou o Al Sharjah, também por pouco tempo, e ele confirmou-me que tinha tido grandes dificuldades no seu trabalho diário. O que se passa é que o Manuel Cajuda está há dois anos no clube, tem mais um ano de contrato e pelo que se sabe, o clube quer renovar contrato com ele. É uma grande vitória do Manuel Cajuda, porque se trata de um clube que, tradicionalmente, aguenta os seus treinadores, por pouco tempo. Mas, sinceramente, acredito que, mais tarde ou mais cedo, um clube de maior dimensão, dos Emiratos Árabes Unidos ou de outro país próximo, vai contratar o Manuel Cajuda, porque estão todos muito atentos ao trabalho que ele está a conseguir realizar no Al Sharjah», terminou Rolão Preto.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

E.... O MELHOR DO MUNDO E PORTUGUES!




           Esperei com alguma ansiedade, pela votação. A possibilidade de Vicente del Bosque vencer era uma possibilidade que a ser real seria sempre também muito bonita e justa. Del Bosque  tinha acabado de ser o campeão mundial ao serviço da Espanha e já tem em seu poder todos os troféus  que teve a possibilidade de disputar uma vezes como jogador outras como treinador. Seria também muito bonita a sua Vitoria e seria um prémio bem merecido, porque sendo mais velho não sei se mais alguma vez terá a possibilidade de o conquistar, ao contrario de Jose Mourinho que com certeza ira repetir a sua conquista.

         Ganhou Mourinho, uma enorme felicidade para nos portugueses , e para o futebol português. A justiça da atribuição do prémio, que faz também a nossa honra e mais que justa. Afinal Mourinho no ultimo ano ganhou todas as competicoes em que entrou. Só mesmo os invejosos podem não ter um pingo de alegria para ficarem satisfeitos com mais um feito brilhante  para o Futebol português.

         Partilhemos então este momento  fantástico elogiando Jose Mourinho e agradecendo mais esta sua Vitoria. Mas será também oportuno neste momento, uma profunda reflexão por parte de todos nos.

         Portugal nos últimos anos tem o melhor  treinador do mundo, o melhor empresário do mundo , duas vezes o melhor jogador do mundo (Figo e Ronaldo) ganha uma Liga dos Campeões ,uma Taça UEFA e uma Intertoto e vice-campeão da Europa em seleccoes, tem mais de cinquenta treinadores espalhados pelo mundo e continuamos nos os do futebol a ser uma "espécie de escumalha" deste Pais das Lamentacoes?

           Não pretendo colar-me ao Mourinho pela conquista do seu prémio. Felicito-o por conseguir dar ao mundo a imagem excelente  dos treinadores portugueses cuja  competência em Portugal e diariamente posta em causa.

           Agradeço também, porque há quatro anos atrás recebi um convite do estrangeiro , só porque era um treinador português do pais de JOSE MOURINHO.


PARABÉNS ZÉ. OBRIGADO ZÉ

MOURINHO E O MELHOR TREINADOR DO MUNDO



ESTA E UMA NOTICIA QUE DA GOSTO COMPARTILHAR



- Confirmou-se o cenário avançado por Record. José Mourinho foi eleito melhor treinador do Mundo, batendo Pep Guardiola e Del Bosque... A alemã Silvia Neid ganhou o troféu de melhor treinadora e a seleção haitiana feminina sub-17 conquistou o prémio de Fair Play. Quanto aos melhores executantes, os dois prémios foram para a América do Sul. Messi foi o melhor jogador e Marta a melhor jogadora.
Confira todos os vencedores:
Melhor jogador do Mundo: Lionel Messi (Argentina)Melhor jogadora do Mundo: Marta (Brasil)Prémio Puskas: Hamit Altintop (Turquia)Prémio presidencial: Desmond Tutu (África do Sul)Melhor treinador do Mundo: José Mourinho (Portugal)Melhor treinadora: Silvia Neid (Alemanha)Prémio Fair Play: Seleção sub-17 feminina do Haiti
18H56 - Lionel Messi é o melhor jogador do Mundo! O avançado argentino deixa Iniesta e Xavi para trás. Esta é a segunda distinção consecutiva para o "Pulga", num momento de alguma surpresa.
18H55 - O prémio será entregue por Pep Guardiola.
18H51 - Vai ser agora anunciado o prémio mais esperado: o de melhor jogador do Mundo. Iniesta, Xavie  Messi são os grandes candidatos.
18H48 - Marta volta a conquistar o troféu... A brasileira soma pela quinta vez o troféu. Visivelmente emocionada, a jogadora canarinha agradece o prémio.
18H45 - Vai ser entregue o prémio para melhor jogadora do Mundo. Marta, Prinz e Bajramaj são as candidatas...
18H37 - Hamit Altintop conquista o prémio Puskas! O golo do médio do Bayern foi apontado diante do Cazaquistão. Curiosamente, quem entrega o prémio é o guarda-redes que sofreu o tento... Um momento bastante simbólico nesta cerimónia.
18H34 - Segue-se a entregue do prémio do prémio Puskas, referente ao melhor golo do ano.
18H30 - Desmond Tutu recebe das mãos de Joseph Blatter o prémio presidencial da FIFA...
- Confirma-se a informação avançada atempadamente por Record. Mourinho entra para a história do futebol Mundial, ao conquistar a primeira edição do prémio para melhor treinador mundial.
18H27 - Em português, Mourinho mostrou-se bastante emocionado com a distinção."Trabalhei muito para chegar aqui", referiu.
18H24 - José Mourinho é o grande vencedor! O técnico português é o melhor treinador do Mundo do ano 2010.
18H22 - Aí está o grande momento... Mourinho, Guardiola ou Del Bosque, quem será o melhor do Mundo?
18H19 - Silvia Neid é a melhor treinadora do Mundo.
18H18 - É entregue agora o prémio Fair-Play 2010. A seleção sub-17 feminina do Haiti é a vencedora.
18H11 - Sneijder tece rasgados elogios a José Mourinho. O médio holandês não hesita em referir que o técnico português é o "melhor treinador do Mundo".
18H07 - São agora apresentados os jogadores que compõem a equipa do ano da FIFA:
- Casillas, Maicon, Lúcio, Piqué e Puyol; Xavi, Sneijder e Iniesta; Messi, David Villa e Cristiano Ronaldo.
18H03 - Os três jogadores candidatos ao prémio de melhor do Mundo  são apresentados.
18 horas - Começa a cerimónia em Zurique.
JORNAL RECORD
PARABENS ZE. OBRIGADO ZE

sábado, 8 de janeiro de 2011

AL SHARJAH 3 - AL KALBA 2


REGRESSO AO BOM FUTEBOL

           Eram vários os motivos que poderiam causar-nos expectativas para este  jogo. O Al kalba ainda não tinha perdido nesta competição, em caso de Vitoria aumentava de forma siginificativa a possibilidade de  apuramento que há dois meses estava praticamente colocada de lado e a possibilidade de se confirmarem as melhorias que que os últimos resultados vinham mostrando (2 vitorias e 1 empate nos últimos três jogos). Se e verdade que tínhamos motivos expectantes para este jogo, também e verdade que estou super feliz com o trabalho da equipa. Fez um jogo muito bom e soube fazer interacção entre todas as disciplinas que podem ser conteúdo para um jogo quase perfeito. A equipa foi poderosa na posse de bola, no controle emocional e físico do jogo , bonita no aspecto técnico e rigorosa na cultura táctica em cada momento do jogo. Também estou feliz porque lancei mais um jovem de dessazete anos na principal equipa e ontem já estiveram dois com a mesma idade em campo. E vou seguramente ainda este anos fazer o mesmo com mais dois  atletas de 16 anos. Quando cheguei aqui a equipa tinha uma media de idades de quase 30 anos e a que jogou ontem apresentou-se com uma media de 23,2 anos. Hoje mostramos um nível excelente, tendo em conta que estivemos muito mal durante algum tempo atrás, o mesmo tempo que  dava para escrever sobre as nossas derrotas e que ate estávamos em últimos. Era bonito procurar incompetência nos nossos resultados mas sempre disse e escrevi que acreditava na forma como estava a lutar e na competência do trabalho. E se pensam que as dificuldades acabaram tirem como se costuma dizer “o cavalo da chuva”, pois tenho ainda  sete titulares fora  da equipa. Não acreditam? Mas e verdade.

HOJE HA JOGO


           Hoje há jogo. De novo para a Taça da Liga (Taca Etisalat). Estou fortemente esperançado , que este jogo venha a confirmar a sempre anunciada (por mim claro), recuperação e consequente subida de forma da equipa. Nos últimos dois meses , quase fiz aqui a convivência com o "muro das lamentacoes", mas sempre fui adiantando que os fortes acabam sempre por vencer as dificuldades. A maioria delas estão vencidas, mas atenção, elas continuam a teimar em não se separar de nos. MAS VAMOS CONTINUAR A NOSSA LUTA. Tenho agora já,  melhores e mais solucoes , nos três últimos jogos ganhamos dois e empatamos um. Vou ver se a equipa consegue manter esta regularidade recente, embora ainda não possa contar com todos os jogadores recuperados. Mas alguns poderão recuperar o ritmo da competição e integrar a multidisciplinaridade do conteúdo de um jogo em competição. Não sei se vou ganhar, mas sei que agora tenho melhores condicoes para o fazer.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mourinho: «Temos de jogar com as limitações» TÉCNICO CONFORMADO COM DERROTA




José Mourinho, treinador do Real Madrid, mostrou-se conformado com a derrota da sua equipa frente ao Levante por 2-0, na 2.º mão da Taça do Rei na quinta-feira, e falou das debilidades da sua equipa.
"Temos um mês de janeiro muito difícil. Vamos tentar jogá-lo bem com as nossas limitações. Temos de jogar com elas e não as podemos esconder", afirmou Mourinho.
Para o técnico português a resolução do problema passa por contratar um avançado: "Hoje era um jogo que podíamos perder, mas os próximos não. Há que contar com as limitações e hoje foram claras quando tivemos de jogar sem Ronaldo e sem Di María".
Apesar de se ter mostrado satisfeito com a passagem do Real aos quartos-de-final da Taça do Rei, Mourinho considera que a sua equipa se encontra num grupo complicado.
"Estamos num grupo com o Atlético, Villarreal e Sevilha, e todos querem chegar à final e têm possibilidades. Têm tradição e são quatro das equipas mais importantes da liga espanhola", finalizou Mourinho.
NOTA: Obrigado Mourinho, so assim muitos vao entender que as milnhas lamentacoes anteriores nao era um" choradinho de um desgracado". Ainda que com realidades diferentes, as dificuldades existem para todos. Ate nisto es o maior, consegues fazer os "cegos" verem aquilo que nunca querem ver.

ARSENE WENGER Melhor treinador da primeira decada do seculo XXI


A Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS) considerou Arsène Wenger, treinador do Arsenal, o melhor treinador da primeira década do século 21.
Em 3.º lugar encontra-se o português José Mourinho, o mais jovem entre os 10 primeiros classificados, atrás de Alex Ferguson.
Luiz Felipe Scolari e Marcelo Bielsa ocupam ambos a sétima posição, enquanto Rafa Benítez é 9.º e Vicente del Bosque 11.º.
Classificação:
1. Arsène Wenger (França), 156 pontos
2. Alex Ferguson (Escócia), 148
3. Jose Mourinho (Portugal), 135
4. Fabio Capello (Itália), 120
5. Guus Hiddink (Holanda), 112
6. Carlo Ancelotti (Itália), 108
7. Luiz Felipe Scolari (Brasil), 101
+. Marcelo Bielsa (Argentina), 101
9. Rafael Benítez (Espanha), 97
10. Marcello Lippi (Itália), 88
11. Vicente del Bosque (Espanha), 85
12. Franklin Rijkaard (Holanda), 80

Nota: Nem so ganhado campeonatos se justifica um titulo assim. Premio justamente atribuido pela qualidade e globalidade do seu trabalho. Afinal nem sempre os primeiros sao sempre os melhores.