terça-feira, 14 de junho de 2011

CURSO UEFA-PRO (IV NIVEL) 2011



Tinha anunciado o meu regresso ao Pais e ainda nos Emiratos Árabes Unidos, recebi um convite que considero honroso para colaborar com o Sector de Formação da Federação Portuguesa de Futebol no Curso UEFA-Pro (IV nível) a realizar no Luso.

Só no convite em si, encontrei bons e validos motivos para estar grato mais uma vez na minha corrida fascinante pela vida. Aos Professores Arnaldo Cunha, Jorge Castelo e António Natal que fazem parte do meu percurso na teorização (sem eles eu seria muito menor) da pratica adquirida como ex-atleta eu poderia agradecer  a quantidade e qualidade do seu trabalho ao longo dos anos na fantástica evolução dos treinadores portugueses.

O convite era divino e impossível de recusar. Ao meu primeiro dia em Portugal após dois anos maravilhosos nos Emiratos eu ja estava a trabalhar(para mim e trabalho) e mais que isso a estudar e aprender também. Ser professor de um curso de formação concedeu-me a pratica de viver e comunicar, de forma interdisciplinar e multidiplinar,  conceitos , ideias, virtudes e defeitos , acertos e muitos erros que ao longo da minha vida me ajudaram a evoluir.

A interdisciplinaridade e essencialmente um processo que precisa ser vivido e exercido. Exerce-lo e gostoso, mas o maior prazer e dividi-lo com os outros (neste caso os alunos). Tinha como fundamental e único aspecto, uma síntese interdisciplinar de quase 30 anos de pesquisas e experiências realizadas.

Sendo um pratico, quase fanático da teorização era também importante transmitir e fazer sentir aos novos treinadores que a “cientificao” se for adquirida de forma egoísta ela ficara imóvel e inerte. Mais que ser um treinador e para mim importante ser um gestor de competências e só assim se consegue um trabalho multidisciplinar que no fundo e gerir uma equipa composta por profissionais de diversas áreas, ou seja com formação académica e não só, diferentes, e que trabalham em prol de um único objectivo.

Sendo um partidário da teorização constante apelei que a frequência das mais diversas Universidades, jamais fizesse esquecer a mais importante a chamada Universidade da VIDA (Viver Inovando Da Ambição).

Gostaria de ter tido mais tempo. Afinal falar sobre uma experiência de quase 30 anos como técnico, falar de quase quinhentos jogos num dos melhores campeonatos da Europa não e fácil. Seguramente que ficaram a perder algo os alunos do curso, mas permitam-me dizer que quem mais perdeu fui, que não tive tempo para dialogar, para ser questionado. Afinal de contas só a experiência da vida pode falar de como sabendo tudo , por vezes nada da certo ou como sem saber nada tudo acontece  como desejamos.

E por falar em trabalho de equipa. Se não se realizariam todas esta accoes sem Tiago Braz  e Manuela Ferreira ( coordenador e secretaria do sector de formação) , claro que sim. Mas não seria concerteza com esta competência , carinho e profissionalismo.

NOTA: Esta e mais uma experiencia unica. No grupo de alunos eu tinha ex-atletas, antigos adjuntos , bons amigos e jogadores de quem eu fui fan das suas actuacoes. A todos agradeco pela ovacao com que me brindaram no final. mesmo que tenha so sido por respeito "ELA FOI FANTASTICA". Obrigado e que DEUS possa abencoar as vossas carreiras.

1 comentário:

  1. Mister, um exemplo a seguir. Eu que sou um jovem com o II nível de treinador e que tenho exercido em equipas das distritais da AF Aveiro, e que tem o sonho de poder chegar ao profissionalismo, gostaria de ter oportunidades para troca de experiências, para ver, observar o que os "nossos" treinadores de nomeada, onde o incluo, a partilhar essa experiencia de modo a que possa evoluir e atingir mos o que pretendemos.
    Um grande abraço e que regresse ao nosso futebol.
    Pedro Bandarra

    ResponderEliminar